Certificações do produto
Para garantir a qualidade do MAYGAS , Indústrias Saladillo S.A. submeteu o sistema de tubos e conexões as mais exigentes provas e inspeções no laboratório SEIT da Argentina, na Falcão Bauer, no laboratório KIWA (Holanda), no laboratório AIMPLAS (Espanha) e no próprio laboratório da empresa em Buenos Aires, Argentina.
O sistema MAYGAS conta com diversas certificações que avaliam sua qualidade. A mais importante delas é a conformidade com a norma ABNT NBR 16821, “Sistema de tubulação multicamada para a condução de gases Combustíveis, Parte 1: Requisitos gerais, Parte 2: Requisitos e métodos de ensaio para tubos, Parte 3: Requisitos e métodos de ensaios das uniões, Parte 4: Conexão mecânica de compressão radial por crimpagem”, que foi aprovada pela ABNT Certificadora.
Desde novembro de 2010, a ABNT Certificadora aprovou no Brasil tubo MAYGAS® em conformidade com a norma internacional ISO 17484-1 “Sistemas de Tubulações Plásticas - Sistemas Tubos Multicamada para Instalações Internas de Gás. Parte 1: Especificações para os Sistemas”.
Além dos testes das normas mencionadas, a Falcão Bauer desenvolveu alguns testes especiais nos tubos que foram realizados nos laboratórios da própria IFBQ, que emitiu também um RTA (Relatório Técnico de Avaliação) N° 648/11 Rev.02 onde é expressa a seguinte conclusão: “A análise dos ensaios realizados permite concluir que os tubos multicamadas (polietileno-alumínio-polietileno) atendem aos requisitos estabelecidos nas normas utilizadas para o programa de ensaios definidos no item 5.1.” O item 5.1 do relatório diz o seguinte: “A avaliação técnica foi conduzida por meio de realização de ensaios e de requisitos contemplados em normas nacionais e internacionais (ABNT BR15526:2009, ISO17484-1:2006, NMX-X-021- SCFI:2007; ABNT NBR16821). Os ensaios foram conduzidos por laboratórios de reconhecida competência e também realizados em obras que utilizam o sistema MAYGAS®.